Quando o poder de persuadir vem junto com trabalho e resultados, geralmente as pessoas alcançam o topo de suas áreas de atuação: grandes CEOs, líderes políticos engajadores, ativistas de sucesso. São profissionais que conseguem se comunicar com os outros de uma maneira que conduz, voluntariamente, a pensar ou agir diferente.
Mas, a persuasão é uma coisa natural, que já nasce conosco, ou pode ser aprendida e aperfeiçoada com algumas técnicas? A partir desse questionamento, Leandro Machado, cofundador da CAUSE e mestrando em administração pública, desenvolveu o artigo “Lições de Harvard: 10 princípios para persuadir melhor”, baseado no curso que fez na universidade norte-americana, “Persuasão – a ciência e a arte da influência efetiva”.
No texto, Leandro deixa à disposição dos leitores 10 dicas para ajudar a compreender se estão sendo convincentes ou não em suas proposições.
Sobre Leandro Machado:
Sou cientista político, cofundador da CAUSE e mestrando em administração pública na Universida. Sou cientista político, cofundador da CAUSE e mestrando em administração pública na Universidade de Harvard, com foco em estratégia, negociação e ciência comportamental.
No campo cívico, sou um dos idealizadores e cofundador da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) e do TemMeuVoto.org. Também sou Fundador e membro da coordenação do Movimento Agora! e membro do júri internacional do Global Teacher Prize.
Por conta do meu envolvimento com causas, especialmente a da democracia, fui eleito em 2015 como Jovem Líder Global pelo World Economic Forum.
Quer se aprofundar ainda mais em advocacy, conheça a formação “Advocacy: 10 passos para mudar o mundo”. O curso, também ministrado por Leandro Machado, apresenta uma metodologia capaz de te tirar do ativismo de sofá, fazendo sua causa virar lei.