Em setembro, realizamos a segunda etapa de labs do SP+B, projeto que envolve empresas privadas, governos, ONGs, movimentos de base e academia para debater soluções para a cidade de São Paulo nas frentes de Habitação; Mobilidade Urbana; Segurança Alimentar; Trabalho e Renda; e Economia Circular.
O G10 Favelas – que colabora com o movimento e fica em Paraisópolis, maior favela de SP – cedeu espaço para a continuidade dessa conversa que, desde o início do ano, acontece para materializar caminhos para melhorar a qualidade de vida de quem vive na capital paulistana, já que, segundo levantamento da Rede Nossa SP, 57% dos moradores deixariam a cidade, se pudessem.
Nesse contexto, o G10 nos proporcionou uma verdadeira aula prática, por ser uma plataforma de Líderes e Empreendedores de Impacto Social, que une forças em prol do desenvolvimento econômico e protagonismo das Comunidades, visando o desenvolvimento econômico e social dessas regiões.
Os pilares do SP+B, de alguma forma, já são todos trabalhados por esse hub – seja via revitalização das moradias; empregabilidade; distribuição de alimentos, sem perder de vista a autonomia financeira para comprá-los; o G10 Bank, que financia o empreendedorismo local; um projeto promissor de mobilidade com Tuk-tuks adaptados para circular, inclusive, nas vielas; e o Favela Brasil Xpress, também conhecido como “Correios” da Favela, que basicamente chega aonde transportadoras contratadas pelo e-commerce não chegam, ou seja, coloca Paraisópolis no mapa de consumidores de imenso potencial, com a marca de R$ 1 bilhão em compras. (Procure saber!).
“Não existe Morumbi bom, com uma Paraisópolis ruim”, afirma Gilson Rodrigues, Presidente do G10, ao fazer parâmetro com o bairro rico ao lado (conhece aquela clássica foto que mostra o contraste da comunidade com uma região rica?)
Sem dúvidas, essa experiência foi uma inspiração e tanto para o SP+B, que, dentre tantas possibilidades, busca identificar quais iniciativas já estão transformando São Paulo, pensando na ampliação ou espelhamento delas, dentro das possibilidades.
Quer entrar nessa conversa com a gente?
SP+B é um movimento apartidário e independente, formado por um grupo de Empresas B, que quer unir organizações e pessoas para pensar e fazer uma cidade melhor para todos nós.