Como a Natura está medindo impacto social
Empresa lançou hoje nova edição do Índice de Desenvolvimento Humano das Consultoras Natura (IDH-CN), que trouxe melhor resultado em dez anos.
Por: Leandro Machado
Você deve ter percebido que esta edição de hoje saiu um pouco mais tarde que o habitual, mas foi por uma boa razão: queria trazer em primeiríssima mão os resultados do IDH-CN, o Índice de Desenvolvimento Humano das Consultoras Natura, que busca medir o impacto social gerado pela empresa de cosméticos em sua força de vendas de mais de 1,2 milhão de revenderas autônomas.
O IDH-CN foi criado há quase 10 anos com o objetivo de avaliar a qualidade de vida da rede de Consultoras de Beleza Natura e, com isso, implementar ações que promovam o desenvolvimento das revendedoras. Com aplicação bianual, a pesquisa traz a análise das dimensões de Saúde, Conhecimento e Trabalho.
E hoje foi o dia de divulgar para jornalistas convidados a sexta edição do Índice, num encontro em São Paulo com o Vice Presidente de Negócios da Natura Brasil, Agenor Leão, a quem assessoro desde o final do ano passado.
Tive a oportunidade de participar desse encontro agora pela manhã e imaginei que o lançamento daria uma ótima edição da newsletter – por isso preferi retardar um pouco o envio para garantir que você recebesse todos os detalhes do IDH-CN antes da maioria das pessoas, que provavelmente só lerão amanhã nos jornais e blogs especializados.
O que é o IDH?
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida criada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que tem como objetivo avaliar o desenvolvimento humano de um país ou localidade. O IDH é composto por três dimensões: saúde, educação e renda.
Cada dimensão é medida por indicadores específicos, como expectativa de vida ao nascer, anos médios de escolaridade e renda per capita. Quanto mais próximo de zero, menor é o indicador para os quesitos de saúde, educação e renda. Quanto mais próximo de 1, melhores são as condições para esses quesitos. No mundo, nenhum país possui o IDH zero ou um.
O IDH tem quatro níveis:
IDH baixo: reúne todos os países que apresentam IDH abaixo de 0,500.
IDH médio: países com IDH entre 0,500 e 0,799.
IDH alto: países com desenvolvimento humano entre 0,800 e 0,899.
IDH muito alto: países cujo índice encontra-se igual ou acima de 0,900.
O IDH é uma medida importante para avaliar o progresso de uma localidade em relação ao desenvolvimento humano e para orientar políticas públicas que visem melhorar a qualidade de vida da população.
O histórico do desenvolvimento do IDH-CN
A Natura criou o IDH-CN há quase 10 anos com o objetivo de avaliar a qualidade de vida da rede de Consultoras de Beleza, como são chamadas as revendedoras autônomas, e implementar ações que promovam o desenvolvimento dessa rede e aumentem o impacto positivo da empresa.
Lembro quando, em 2013, ano em que saí da Natura depois de ter trabalhado na empresa por quase dez anos, ouvia as primeiras conversas e ações para criar o IDH-CN.
Eles já mediam o impacto ambiental de algumas formas, além do óbvio impacto financeiro. Mas faltava a dimensão social, naquele tempo restrita somente à pesquisa de clima organizacional para os colaboradores (funcionários). E é bom ressaltar que as Consultoras Natura são autônomas – e não colaboradores.
Foi então que resolveram desenvolver o método de pesquisa do IDH das Consultoras.
Estrutura teórica do IDH-CN
Com aplicação bianual, baseada e construída à luz do IDH da ONU, a pesquisa do IDH-CN é composta pelos pilares Saúde, Conhecimento e Trabalho.
Em Saúde, são pesquisadas duas dimensões:
- Atendimento: acesso à serviços públicos e privados de saúde e qualidade da prestação do atendimentos;
- Estilo de Vida: informações sobre o cotidiano da saúde como exercícios físicos, qualidade do sono, obesidade, tabagismo etc.
Em Conhecimento, são considerados:
- Educação Financeira: questões auto declaratórias e questões práticas como porcentagem;
- Inclusão Digital: acesso e uso da internet;
- Cidadania: informações sobre a vida pública, notícias relevantes do cenário brasileiro e internacional.
E, por fim, em Trabalho são pesquisadas:
- Experiências positivas;
- Experiências negativas;
No caso específico da dimensão Trabalho, é aplicado questionário da psicologia social que avalia as experiências de trabalho (positivas e negativas) e seus impactos na vida da Consultora.
Metodologia
Em 2022, a empresa entrevistou 3.263 Consultoras Natura de todo o Brasil, com questionários aplicados de forma presencial, telefônica e online (via WhatsApp). Usaram como variáveis de controle: idade média, anos de estudos, filhos, percentual que estão estudando, entre outros.
Resultados do IDH-CN de 2022
O IDH-CN de 2022 registrou o melhor resultado da série histórica, alcançando 0.632 no resultado geral, sendo:
0.643 na dimensão Saúde;
0.614 na dimensão Conhecimento; e
0.640 na dimensão trabalho.
Os resultados do IDH-CN 2022 são impulsionados pela dimensão de Conhecimento, com aumento de quase 9% em relação à última mensuração, alavancado pelos pilares de educação financeira e inclusão digital, com alta de 24% e 7%, respectivamente.
A dimensão Saúde também cresceu 6,7%, impulsionado por Atendimento sendo que, em Estilo de Vida, o indicador caiu. Assim como caiu na dimensão Trabalho, na qual as experiências negativas foram mais representativas que as positivas.
O que a empresa faz com esses números?
Desde 2014, quando foi realizada a primeira leitura do IDH-CN, uma série de serviços e programas de desenvolvimento social vem sendo testado, implementado e aprimorado com base nos dados e insights que o índice fornece, como por exemplo:
Educação: O Instituto Natura dedica-se a criar ou promover intervenções que visam desenvolver integralmente a rede de consultoras, apoiando a ampliação de sua visão de mundo, promovendo seu engajamento cidadão e possibilitando a autonomia por meio da conclusão do Ensino Médio, do acesso ao Ensino Superior, desenvolvimento em língua portuguesa, matemática, além de letramento financeiro, digital e cidadão, sendo que parte das ações podem ser entendidas também aos seus filhos;
Saúde: acesso ao primeiro atendimento médico via telemedicina e suporte psicológico gratuitos para toda a rede;
Equidade de gênero e raça: serviço especializados de acolhimento psicossocial e orientação jurídica para Consultoras em situação de violência de gênero ou racismo;
Apoio social: durante a pandemia, a companhia criou um mecanismo de acolhimento social e transferência de renda para casos de Consultoras que se encontravam em situações de extrema vulnerabilidade, como insegurança alimentar e calamidade pública. Os serviços seguem sendo oferecidos até hoje.
O IDH-CN é materializado em serviços para a rede de Consultoras, como os vistos acima, mas não apenas. Outras áreas do negócio também utilizam os resultados para alimentar as suas estratégias. É com base no retrato socioeconômico fornecido pela leitura do índice, que é possível para a empresa identificar, por exemplo, a disparidade social entre os diferentes perfis étnicos raciais. Segundo a última leitura da empresa, 57% da rede é composta por pessoas negras.
“A partir dos insights do IDH, de estudos mais profundos e correlação com os dados do negócio, temos a oportunidade de trabalhar de forma mais objetiva a geração de renda da população de pessoas negras da nossa rede, por exemplo.”
Agenor Leão, VP de Negócios da Natura Brasil
Durante a apresentação, ficou claro que O IDH-CN é uma ferramenta estratégica para a empresa e em contínuo aprimoramento. Um dos objetivos de 2023, por exemplo, é avançar para a individualização do índice: revelar o Índice de Desenvolvimento Humano de cada pessoa da sua rede, de cada consultora. Terão um IDH por CPF.
Para a Natura, será um novo capítulo na agenda de impacto social. Terão dados para individualizar e segmentar serviços e estratégias de impacto, de acordo com a necessidade latente de cada Consultora.
Conclusão
A Natura tem se destacado como uma empresa de vanguarda na medição de impacto social, investindo há quase dez anos no IDH-CN, um índice pioneiro no mercado brasileiro. Esse trabalho intenso e de longo prazo é absolutamente necessário para uma empresa que quer ser referência em ESG, pois a mensuração de impacto social é a nova fronteira de inovação corporativa no mundo.
Cada empresa ou setor deve pensar no seu próprio indicador, visto que o impacto social de um negócio pode diferir muito de outros. É fundamental conhecer e medir o impacto da sua empresa/organização, nem que seja para começar pequeno.
Afinal, a medição de impacto social é uma ferramenta poderosa não só para orientar políticas públicas, mas também investimentos privados que visem melhorar a qualidade de vida da população, assim como promover mudanças positivas na vida das pessoas e das comunidades onde elas atuam.
Portanto, é hora de as empresas e organizações se engajarem nessa jornada de medição de impacto social, seguindo o exemplo da Natura e de outras empresas que já estão na vanguarda desse movimento.
É um caminho desafiador, mas que pode trazer grandes benefícios para a sociedade e para os negócios.
A CAUSE é uma consultoria que trabalha com ESG e programas de impacto, o que inclui:
- Estratégia e governança para sustentabilidade;
- Análise e benchmark para identificar gaps em ESG;
- Estratégia de performance em ESG;
- Cultura e engajamento em ESG;
- Análise crítica de relatos;
- Comunicação e reporte em ESG;
- Desenvolvimento e implementação de programas de impacto positivo.