Enxergue Os Sinais

cliente

American Bar Association (ABA)

ano

2023

onde

paraguai / argentina / brasil

Apesar de ser um tema de conhecimento público, a lavagem de dinheiro é percebida como algo distante e seu combate ainda não é refletido como uma demanda da sociedade. Isso se deve, especialmente, ao desconhecimento da população em relação à dinâmica e os impactos dessa operação na sociedade.

Com base nesse diagnóstico, criamos a campanha “Enxergue os Sinais”, com o objetivo de informar   e conscientizar a sociedade sobre as conexões e os impactos da lavagem de dinheiro no dia-a-dia das pessoas, mobilizando a participação cidadã no combate a esses crimes. A iniciativa tem duração de dois anos e contou com a participação de instituições públicas e privadas em cada um dos três países envolvidos.

Desafio

A ABA – American Bar Association é uma organização que. entre outras ações, atua para mitigar a ação do crime organizado e outras ameaças à democracia pelo mundo. Em 2022 identificou a necessidade de ampliar a conscientização pública sobre o que é, como funciona e as consequências da lavagem de dinheiro, especialmente na região da Triplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, uma área conhecida por sua vulnerabilidade à ação de organizações criminosas.

A CAUSE foi convidada para desenvolver uma estratégia de engajamento e uma campanha de mobilização para ampliar a conscientização pública sobre o tema nesses três países, com atenção especial na região da Tríplice Fronteira.

Nosso Trabalho

1. Fundamentos
Entendimento do contexto dos temas lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo na tríplice fronteira e no ambiente digital: entrevistas com especialistas, bem como benchmark de comunicações feitas por outras organizações a respeito do tema.
2. Planejamento
Definição de macro-estratégia e ondas de engajamento, direcionamento de criação, mapa de públicos, mensagem central, estratégia de mídia e ações de relacionamento.
3. Desenvolvimento Crítico
Desenvolvimento de conceito criativo (verbal e visual) para a campanha base da estratégia de engajamento.
4. Implementação
Coordenação e realização das ações de comunicação e relacionamento em 17 meses de campanha.
1. Fundamentos

Entendimento do contexto dos temas lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo na tríplice fronteira e no ambiente digital: entrevistas com especialistas, bem como benchmark de comunicações feitas por outras organizações a respeito do tema.

2. Planejamento
3. Desenvolvimento Crítico
4. Implementação

Resultados

47M

DE IMPRESSÕES

20M

PESSOAS ALCANÇADAS

160K

VISITANTES ÚNICOS NO SITE