Asazgua

cliente

ASAZGUA

ano

2023

onde

brasil

Em parceria com a InPress Porter Novelli, a CAUSE foi convidada a elaborar uma estratégia ESG capaz de que mapear as pressões e identificar gaps e oportunidades para o setor açucareiro da Guatemala, traduzindo e conectando as demandas da sociedade aos desafios do negócio. Em um processo de reflexão que envolveu toda a cadeia de valor, desenvolvemos um diagnóstico profundo e um plano de ação aplicável para orientar os engenhos e sua cadeia de valor na adoção de práticas sustentáveis e responsáveis, capazes de transformar positivamente a indústria e suas operações, e reposicionar a indústria da cana de açúcar do país.

Desafio

Inserida em um cenário de alta vulnerabilidade política, econômica, social e ambiental, a ASAZGUA – Associação de Açucareiros da Guatemala – enfrentava a necessidade de reposicionar o setor açucareiro, sua principal indústria exportadora, para garantir sua relevância e sustentabilidade no longo prazo.

 

Nosso Trabalho

1. Fundamentos
Entendimento do contexto dos temas lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo na tríplice fronteira e no ambiente digital: entrevistas com especialistas, bem como benchmark de comunicações feitas por outras organizações a respeito do tema.
2. Planejamento
Definição de macro-estratégia e ondas de engajamento, direcionamento de criação, mapa de públicos, mensagem central, estratégia de mídia e ações de relacionamento.
3. Desenvolvimento Crítico
Desenvolvimento de conceito criativo (verbal e visual) para a campanha base da estratégia de engajamento.
4. Implementação
Coordenação e realização das ações de comunicação e relacionamento em 17 meses de campanha.
1. Fundamentos

Entendimento do cenário do setor no país, pesquisa etnográfica nas comunidades de entorno dos engenhos, tendências e perspectivas ESG para a indústria.

2. Direcionamento Estratégico
3. Estratégia e Visão
4. Detalhamento e Disseminação
5. Governança

Resultados

1. Uma estratégia clara, construída e alinhada entre os principais representantes do setor, construindo uma visão para o setor alinhada e coerente com os desafios do negócio e as demandas da sociedade.

2. Um plano de ações a serem implementandas, orientando a atuação dos engenhos e dos principais atores da cadeia de valor para a implementação da estratégia desenhada.