Entenda como sua organização causa impacto social – e quanto isso significa em valor.

Um panorama sobre o Retorno Social Sobre o Investimento e como calculá-lo.

Por Leandro Machado

A maioria das organizações têm uma boa ideia de seus custos.

Algumas organizações são muito boas em contar o que fazem com esses recursos – como produzem bens e serviços.

Muitas dessas organizações conseguem fornecer alguma evidência de que essas atividades levam a algum tipo de mudança – econômica, ambiental ou social.

Mas pouquíssimas podem explicar claramente por que tudo isso é importante. E qual o valor gerado por essas mudanças. Essa pergunta paira sobre a cabeça de muitos clientes aqui na CAUSE, principalmente com a emergência das discussões sobre as dimensões ESG (Ambiental, Social e de Governança) no mundo.

Não é à toa que meu artigo da semana passada também tocava nesse assunto, trazendo números para provar que sim, investimentos em ESG dão retornos concretos em faturamento, valor de marca e até em retenção de talentos. Mas hoje vamos focar no desafio de como medir o impacto SOCIAL advindo dos investimentos de uma organização.

O que aconteceria se essas empresas ou organizações não existissem? Do que elas investem, o que efetivamente gera valor para seus stakeholders – ou públicos de interesse? São algumas das perguntas que o método de Retorno Social sobre o Investimento tenta responder.

O RSOI, também usado como SROI – do inglês Social Return on Investment, visa corrigir essa visão somente calcada em custos para uma visão baseada em geração de valor para os públicos de interesse.

O que são stakeholders ou públicos de interesse?

Stakeholder é um termo que se refere a todas as partes interessadas em uma empresa ou organização. Esses interesses incluem grupos internos, como funcionários e investidores, bem como partes externas, como clientes, fornecedores, comunidade local e meio ambiente.

De acordo com o teórico Robert Freeman, stakeholder é uma abordagem que considera a empresa como parte integrante da sociedade e não apenas como um meio para seus próprios fins.

Freeman argumenta que a gestão de stakeholders é fundamental para a sustentabilidade de uma empresa, pois permite que ela compreenda e responda às necessidades e expectativas de seus grupos de interesse.

A abordagem de stakeholder também reconhece que a empresa tem responsabilidades para além dos seus lucros financeiros e que essas responsabilidades podem afetar a percepção pública e o desempenho futuro da empresa.

Em resumo, a abordagem de stakeholder é uma forma de pensar sobre a relação da empresa com a sociedade. Ela reconhece que as empresas têm responsabilidades sociais e que a gestão de stakeholders é crucial para alcançar resultados sustentáveis e a longo prazo.

Como resultado, a gestão de stakeholders é importante para a empresa, pois ajuda a construir relações duradouras com seus grupos de interesse e a melhorar sua percepção pública.

Mas para além de fazer uma boa gestão, cada vez mais empresas e organizações querem saber o quanto ela realmente geram de impacto na sociedade. Qual o valor gerado para cada grupo de interesse. E é aí que entra o RSOI.

O que é RSOI?

O Retorno Social sobre o Investimento é uma metodologia de avaliação de impacto social de uma organização, que busca saber qual o valor social gerado por um determinado investimento daquela organização.

💡 SROI mede o retorno social em relação aos recursos investidos, ou seja, o quanto a empresa está contribuindo para a sociedade com seus negócios.

Diferentemente das avaliações financeiras tradicionais, que se concentram apenas nos lucros (o famoso ROI – sigla em inglês para retorno sobre o investimento), o RSOI considera os impactos sociais, ambientais e culturais de uma empresa sobre determinados públicos, oferecendo uma visão mais abrangente e completa sobre sua performance.

Por que medir o impacto?

A medida do RSOI é importante para as empresas por várias razões. Em primeiro lugar, ela permite que a empresa conheça seu impacto real na sociedade, incluindo aqueles que não são registrados financeiramente. Além disso, a avaliação do SROI pode ajudar a empresa a identificar oportunidades para melhorar sua performance social e ambiental, além de seus resultados financeiros.

Medir o RSOI também permite que a empresa demonstre sua responsabilidade social para seus stakeholders, incluindo investidores, clientes, funcionários e comunidades.

O que o RSOI tenta responder?

O SROI tenta responder cinco perguntas principais sobre o impacto e as mudanças geradas por uma empresa:

Os princípios do RSOI

Segundo a SROI Network, o SROI foi desenvolvido por meio de análises de contabilidade social e custo-benefício e tem como base sete princípios. Esses princípios sustentam como o SROI deve ser aplicado:

1. Envolver os stakeholders.

2. Entender o que muda.

3. Valorizar as coisas que importam.

4. Incluir somente o que for material (relevante para os públicos).

5. Não reivindicar em excesso.

6. Ser transparente.

7. Verificar o resultado.

As etapas para fazer uma análise de RSOI

Se você busca entender o valor gerado por sua empresa para a sociedade, a SROI Network sugere uma metodologia de cinco etapas:


Um mapa de impacto ou uma teoria de mudança serão desenvolvidos a partir de seu envolvimento com os stakeholders, e este documento demonstrará a relação entre entradas, saídas e resultados.

3. Evidenciando resultados e atribuindo-lhes um valor.

Esta etapa envolve encontrar dados para demonstrar se os resultados aconteceram e, então, atribuir-lhes um valor.

4. Estabelecendo impactos.

Tendo coletado as evidências sobre os resultados e atribuído valor monetário a eles, os aspectos da mudança que teriam acontecido de qualquer maneira ou que sejam o resultado de outros fatores são eliminados da análise.

5. Calculando o RSOI.

Esta etapa envolve a soma de todos os benefícios, a subtração de qualquer impacto negativo e a comparação do resultado com o investimento. Este ponto também é o ponto no qual a sensibilidade dos resultados pode ser testada.

Por fim, é imprescindível programar uma etapa extra de relato (reporte), análise e melhorias advindas dessa análise. Facilmente esquecida, esta última etapa é vital e envolve compartilhar os resultados com os stakeholders e reagir a eles, incorporando processos com bons resultados e verificando-os.

Origem da metodologia e aplicação prática

Essa metodologia acima foi desenhada no sentido de fornecer um processo claro que qualquer organização possa utilizar para medir, acompanhar e valorar seu impacto social. Ela faz parte de um guia escrito em 2009 (e revisado posteriormente) pelo UK Cabinet Office – o gabinete de apoio ao Primeiro Ministro britânico, a partir de consultas com acadêmicos, especialistas e membros da SROI Network.

No Brasil, uma das organizações que lidera a discussão é o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – IDIS, que organizou o primeiro RSOI em uma avaliação para a organização familiar Fundação Lúcia e Pelerson Penido (FLUPP) em 2014.

O IDIS ajudou a FLUPP a ter uma compreensão global de como o seu programa Valorizando uma Infância Melhor (VIM) estava mudando positivamente a vida de crianças na pré-escola.

Os resultados da avaliação mostraram que a cada real de investimento filantrópico, R$4,08 de valor para a sociedade foi gerado. Pela primeira vez, os responsáveis por implementar o Valorizando uma Infância Melhor puderam entender em termos concretos exatamente o quão efetivo foram os seus investimentos, quais aspectos do programa foram mais efetivos e quais foram mais valorizados pelos stakeholders e pelos beneficiados.

Conclusão.

O retorno social sobre o investimento (RSOI) é uma ferramenta fundamental para medir o impacto social de uma organização. Enquanto as avaliações financeiras tradicionais se concentram apenas nos lucros, o RSOI considera os impactos sociais, ambientais e culturais de uma empresa sobre determinados públicos, oferecendo uma visão mais completa sobre sua performance.

O RSOI é uma tarefa mais árdua do que o cálculo do retorno sobre o investimento, mas é a única maneira de provar que todo investimento social que sua empresa faz realmente causa impacto na sociedade. A medição do RSOI permite que a empresa conheça seu impacto real na sociedade, identifique oportunidades para melhorar sua performance social e demonstre sua responsabilidade social para seus stakeholders.

Portanto, medir o RSOI é crucial para as empresas que desejam alcançar resultados sustentáveis e de longo prazo, e que se preocupam em construir relações duradouras com seus grupos de interesse.

E a sua organização, já consegue dizer quanto gera de impacto social?

A CAUSE é uma consultoria que trabalha com ESG e programas de impacto, o que inclui:

  • Estratégia e governança para sustentabilidade;
  • Análise e benchmark para identificar gaps em ESG;
  • Estratégia de performance em ESG;
  • Cultura e engajamento em ESG;
  • Análise crítica de relatos;
  • Comunicação e reporte em ESG; 
  • Desenvolvimento e implementação de programas de impacto positivo.

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