Para conseguir implementar transformações socioambientais em uma empresa — ou na vida pessoal — é preciso compreender o que é a sustentabilidade de forma ampla e como esse tema engloba os debates acerca das questões econômicas, sociais e ambientais.
Por isso, separamos 10 obras, para que você se inteirar cada vez mais sobre o assunto. Salve o link e se aprofunde nos conteúdos!
1. Para Além da Economia Verde
Por: Ricardo Abramovay
“Vai dar tempo de fazer menos? É possível um capitalismo capaz de levar o mundo em conta? Ricardo Abramovay organiza a discussão e as informações sobre desenvolvimento sustentável no mundo contemporâneo para mostrar que, com o nível de desigualdade das sociedades e seu atual ritmo de crescimento, a economia verde não conseguirá compatibilizar seu tamanho com os limites dos ecossistemas. “Muito Além da Economia Verde” aponta para uma nova economia em que a cooperação social e o esforço por preservar e regenerar serviços naturais dos quais dependemos tornam-se decisivos.”
2. Green Swans: The Coming Boom in Regenerative Capitalism
Por: John Elkington
Mesmo os principais capitalistas admitem que o capitalismo está falido. “Green Swans” é um manifesto de mudança de sistema projetado para servir as pessoas, o planeta e a prosperidade. Em seu vigésimo livro, John Elkington – apelidado de “Padrinho da Sustentabilidade” – explora novas formas de capitalismo adequadas ao século XXI.
3. Economia Donut: Uma alternativa ao crescimento a qualquer custo
Por: Kate Raworth
Crise financeira permanente. Desigualdade extrema na distribuição da riqueza. Pressão implacável sobre o meio ambiente. O sistema econômico que rege nossas vidas está falido. Existe alguma alternativa viável?
4. Sustentabilidade, a legitimação de um novo valor
Por: José Eli da Veiga
Como definir sustentabilidade e assim possibilitar, em última análise, a prevenção de crimes contra o ambiente? São muitas as variáveis em jogo, e sempre haverá uma brecha em que se apoiar para cometer atos ilícitos. No entanto, em Sustentabilidade: a legitimação de um novo valor, José Eli da Veiga afirma que a falta de uma definição clara de sustentabilidade não pode (e não deve) impedir medidas restritivas por parte do poder público. Um assunto atual de ampla discussão em vários segmentos da sociedade civil moderna.
5. This Changes Everything
Por: Naomi Klein
O livro mais importante até agora do autor do best-seller internacional “The Shock Doctrine”, uma explicação brilhante de por que a crise climática nos desafia a abandonar a ideologia central do “livre mercado” de nosso tempo, reestruturar a economia global.
6. Para entender o desenvolvimento sustentável
Por: José Eli da Veiga
A obra explica o panorama histórico sobre desenvolvimento sustentável, defendendo a urgência de conciliar crescimento econômico, preservação dos recursos naturais e igualdade social. O livro é de autoria de José Eli da Veiga, especialista em Economia Socioambiental e professor titular da Universidade de São Paulo (USP).
7. A terra inabitável: Uma história do futuro
Por: David Wallace-Wells
A obra avalia como a elevação da temperatura do planeta em 2º — até o fim deste século — trará mudanças climáticas catastróficas, como: falta de alimentos, emergências em campos de refugiados, enchentes, destruição de florestas e desertificação do solo. O livro é uma reflexão sobre como nossas ações estão destruindo o meio em que vivemos e um chamado de socorro para uma mudança radical.
8. Prosperidade sem Crescimento: Vida Boa em um Planeta Finito
Por: Tim Jackson
A obra discute a maneira como os recursos naturais estão sendo utilizados pela sociedade contemporânea, em função do consumismo desenfreado e, muitas vezes, impulsionado, além do crescimento econômico. O autor também fornece uma visão utópica de como a população poderia florescer — dentro dos limites ecológicos de um planeta finito.
9. Cowspiracy
Dirigido por Kip Andersen e Keegan Kuhn
O documentário mostra porque a indústria agropecuária é a maior emissora de gases de efeito estufa. Além disso, também expõe a agropecuária como responsável pelo crime ambiental da destruição da floresta amazônica, extinção de espécies, perda de habitat, erosão do solo, criação de zonas mortas nos oceanos e demais problemas que afetaram e afetam todo o planeta.
10. Nosso Planeta
Dirigido por Bambi Blitz e Jeff Wilson
O documentário se destaca, em especial, pela sua exclusividade cinematográfica: a obra foi gravada por quatro anos e passou por 50 países, trazendo imagens — incríveis — nunca vistas da Terra. Dividido em oito episódios, aborda a vida selvagem, a beleza natural do planeta e os impactos que as mudanças climáticas estão ocasionando.